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Como aumentar a cultura de prevenção de perdas no final de ano

  • 22 NOV/21
  • ABSEG
  • Site

Um dos grandes desafios da gestão estratégica de prevenção de perdas é garantir que a “cultura não seja devorada no café da manhã”, como diria Peter Drucker.

E quando estamos próximos a datas importantes na economia, como Black Friday e Natal, esse desafio aumenta tão exponencialmente quanto as vendas que acontecem nestes eventos.

Todos na organização devem se lembrar que não existe exceção, quando se fala de Disciplina de Processos. Regras e Premissas existem para serem cumpridas, e não o inverso como popularmente dizem. E isso determina o sucesso (ou não) de uma empresa neste período do ano.

A conscientização deve ocorrer ao longo do ano e reforçada para que não fiquem dúvidas. Novos colaboradores e/ou temporários devem ser orientados com a mesma ênfase do que os mais antigos.

Sendo bem direto, não existe “jeitinho”. Podemos citar alguns exemplos.

Aa regras de Recebimento de Mercadorias devem ser cumpridas: conferência amostral quantitativa, atenção aos Produtos de Alto Risco, atenção ao prazo de validade tolerável, condições de qualidade estabelecidas, entre outros, são pontos de risco e atenção que os colaboradores do setor, sob controle e suporte da Prevenção de Perdas, devem ter atenção redobrada.

A Organização dos Estoques deve ser obedecida e nada de “ah, é final de ano, sempre é uma bagunça, não se preocupe!”. Nada justifica infringir normas e procedimentos, regras e processos.

E isso não se limita a lojas? Centros de Distribuição, Operadores Logísticos, Escritório, todas as unidades de negócio devem seguir os processos que foram definidos pela empresa. E qual a melhor forma de fazer isso? Cultura!!

Problemas irão acontecer? Claro! Mas, não podem ser justificados e a disciplina de processos quebrada, só porque é Natal, nem porque é Black Friday. Infelizmente, o que nos deparamos no dia a dia é o total descaso com as regras, como se nesse período do ano, “tudo fosse permitido”.

E aí, quando passa a turbulência e existe a medição das perdas, todos se conformam e dizem “ah, foi a Black Friday, sabíamos que isso ia acontecer...”.

Reforce a Cultura de Prevenção de Perdas, com as seguintes dicas:

  1. Em todas as reuniões fale sobre Prevenção de Perdas, sobre cumprimento de processos, sobre os ganhos e benefícios, e como todos devem sempre fazer o que é certo (mesmo quando ninguém estiver olhando);
  2. Reforce sua argumentação com indicadores históricos: como foi o comportamento das perdas nos anos anteriores e acrescente como todos podem fazer a diferença para um resultado melhor.
  3. As lideranças devem dar o exemplo! Na execução e nas orientações. Encontrou uma caixa fora do lugar? Arrume! Identificou um procedimento executado da forma incorreta: ensine! Certamente algum liderado está de olho em você!
  4. Inspire a todos para que tenham Dor e Olhar de Dono.
  5. Ressalte que sim, existem controles e eles serão aplicados todos os dias, sem exceção. Que existe auditoria, ela acontecerá, e seu objetivo é identificar pontos de melhoria e oportunidade na operação.
  6. O resultado do final do ano não são somente VENDAS. O que sustenta uma empresa são os LUCROS. E para isso, despesas e PERDAS devem ser controladas, uma vez que:

(+) RECEITA
(-) DESPESAS
(-) PERDAS
(=) LUCROS (ou prejuízos)

 

As pessoas são a grande chave do sucesso da sua gestão de lucros no final de ano. É nelas que está inserida a cultura e as ações fundamentais de Prevenção de Perdas.

FAÇA O QUE CERTO!

Autor: Prof. Anderson Ozawa – Diretor do Comitê de Prevenção de Perdas da ABSEG, Autor do Livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”

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