Certificação ABSEG/ITS

Instrutor de Treinamento Simulado

Atualmente o uso de simuladores permite um aperfeiçoamento do treinamento, da forma de abordagem e na aplicação do método do “Uso Progressivo da Força” que vai desde a presença física do profissional de segurança, passando pela verbalização e chegando até o entendimento do momento correto do emprego da arma de fogo.

Essa aproximação da realidade utilizando um ambiente virtual nos treinamentos possibilita melhorar a curva de aprendizado no que diz respeito às atitudes no cotidiano do trabalho operacional.

Muitas vezes, os profissionais de segurança não têm a oportunidade de treinar além do disparo com a arma de fogo, possíveis atitudes envolvendo postura corporal e verbalização em situações que ele poderá enfrentar no momento em que estiver exercendo suas atividades. Esses treinamentos continuados com simulação melhoram o reflexo (memória motora) em situações onde a adrenalina do profissional acaba dominando e a reação torna-se instintiva.

Diante disso, a ABSEG criou uma certificação inédita no Brasil para instrutores e gestores que tivessem interesse em trabalhar com simulação. O objetivo é credenciar que determinado profissional esteja apto para utilizar a tecnologia de simulação em seus treinamentos.

O público-alvo é o gestor ou instrutor de segurança privada ou pública que esteja buscando compreender como aplicar novas técnicas utilizando a simulação em seus treinamentos diários com foco na melhoraria de seu processo de instrução, desempenho e compreensão de seus alunos profissionais diante de uma situação real.

Trata-se de uma certificação em seis níveis para os profissionais de segurança interessados em se qualificarem. Esta certificação

Expectativas:

Oferecer credibilidade e estimular o treinamento continuado dos profissionais de segurança por meio de uma avaliação realizada por especialistas experientes e com alto grau de comprometimento com a excelência e eficácia do processo ensino-aprendizagem.

Método:

Avaliação à distância com emprego de plataforma interativa digital (WEB) e comunicação via Skype (entrevista).

Certificação por níveis de competência:

O certificado possui três níveis de avaliação:

  • Básico (0 a 100 pontos): A habilidade desejada é que o profissional seja capaz de conduzir corretamente um treinamento e aplicar o método baseado em indicadores para avaliar o desempenho dos profissionais treinados.
  • Intermediário (0 a 100 pontos): Capacidade de propor novas atividades e configurações criando novos planos de aula.
  • Avançado (0 a 100 pontos): Seja capaz de criar novas atividades nos cenários já existentes, roteirizar novos treinamentos (cenários 3D, configurações, etc.) e desenvolver novos indicadores para avaliação dos profissionais treinados.

Obs: O instrutor estará habilitado a realizar a avaliação para o nível superior somente quando atingir, no mínimo, 70 pontos no seu nível atual, podendo refazer a avaliação até obter a pontuação necessária para mudar de graduação.

Prazo para revalidação:

A certificação possui prazo de três anos. Após este período é necessário renovar. A qualquer momento o profissional pode realizar uma avaliação para progredir na certificação até o nível avançado.

Para maiores informações entrar em contato por email: [email protected]