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Planejamento preventivo para operação de final de ano

  • 22 NOV/21
  • ABSEG
  • Site

O final de ano é o momento de vender mais e de perder menos! É preciso ter atenção redobrada!  Neste período aumenta o número de clientes desejáveis e indesejáveis nas lojas.

Abaixo algumas dicas para um planejamento preventivo nas operações de final de ano, com ações básicas a serem tomadas para uma prevenção de perdas eficiente:

  • Organização:
    • Loja: Manter a loja organizada, sem mercadorias acumuladas em cima de equipamentos, mesas, provadores ou outros pontos da loja, pois nessas situações, é muito mais fácil para o furtante retirar algumas peças sem que seja percebido;
    • Loja: Faça a reposição de mercadorias nos horários de baixo fluxo. Observe se não há produtos e cabides caídos pelas gôndolas, chão, mesas ou dentro das sacolas da loja deixadas pelo cliente;
    • Estoque: A organização dentro do estoque facilita o controle e evita perdas, mantenha os corredores organizados e desobstruídos de produtos e caixas. Lembre-se: Não bloquear hidrantes, extintores de incêndio com produtos, deixe o local livre.
  • Atendimento Preventivo:
    • Atendimento: É de suma importância que os colaboradores na área de vendas pratiquem o atendimento preventivo. Como não existe mais perfil definido de furtantes, todas as pessoas no interior da loja devem ser atendidas, devem saber que existe um colaborador por perto;
    • Características: Todos os colaboradores devem ficar atentos às características de possíveis furtos, como olhar muito para os lados, a abertura de bolsas, sacolas, constantemente, experimentação de produtos na área de vendas, duplas ou trios que adentram a loja, onde um pede informações para um colaborador e os outros dispersam no interior da loja, entre outros métodos;
    • Ofereça Ajuda: Identificando pessoas com esse perfil dentro da loja, faça o atendimento preventivo oferecendo ajuda, sacola da loja e serviços da loja e avise de forma discreta para a equipe de fiscais.
  • Equipe de Fiscalização / Segurança:
    • Abertura e fechamento de lojas: A equipe de fiscalização ou segurança deverá fazer a vistoria visual externa antes da abertura e fechamento. A fim de certificar que não pessoas estranhas próximas à loja;
    • Abertura e fechamento de lojas: Após o fechamento da loja para o público e antes da saída dos últimos colaboradores, realizar varredura interna em todos os ambientes da loja: Área de vendas, provadores, área administrativa, estoque e salas de apoio (manutenção, gerador, limpeza, VM e etc), banheiros. A fim de certificar que não há clientes, colaboradores ou terceiros e que todas as portas e janelas estão trancadas;
    • Fechamento de lojas: Desligar ventiladores, ar-condicionado, luzes da área administrativa, estoque e salas de apoio (manutenção, gerador, limpeza, Visual Merchandising e etc);

NOTA: Por questões de segurança evite abrir a porta/portinhola frequentemente para a saída de colaboradores. Se possível, junte um grupo e saiam todos de uma vez, após a ativação do alarme.

    • Porta da Loja e rondas: NUNCA deixar a porta da loja desguarnecida e realizar rondas constantes na área de vendas;
    • COVID-19: Apoiar nas orientações ao cliente sobre o COVID-19, oferecendo álcool em gel na entrada e evitando aglomerações;

 

  • Provadores
    • Conferência de peças: Conferir as peças que o cliente está entrando no provador, realizando a contagem uma a uma e entregando a ficha numérica correspondente. Fazer a mesma conferência na saída do cliente do provador;
    • Fichas de Provador: Realizar a contagem das fichas de provador no início das atividades / troca de turnos e/ou término das atividades, reportar de imediato para a gerência e fiscalização a falta de alguma ficha;

NOTA: As fichas não podem pernoitar nos provadores, devem ser guardadas em uma sala especifica com chave. Exemplo: Sala administrativa ou gerência.

    • Organização: Não deixar acumular produtos no provador, manter sempre organizado;
    • Atenção: Caso perceba que um cliente está há muito tempo dentro do provador, pergunte se precisa de ajuda, esta abordagem inibe clientes mal-intencionados.
  • Operação de Caixa;
    • Sangrias: Atenção com as sangrias NUNCA deixar acumular e respeitar o procedimento de retirada;
    • Dinheiro: Ao receber notas de valores altos, Tais como: R$ 50,00, R$ 100,00 e R$ 200,00, verifique a autenticidade antes de receber. Cuidado com notas falsas;
    • Vendas: Atenção ao finalizar a venda, certifique da forma de pagamento para evitar cancelamentos, descontos indevidos e desistência de compra;
    • Trocas: Siga os procedimentos para realização de Trocas e certifique que o produto trocado foi realmente decorrente de uma venda;
    • Cancelamentos: Atenção ao cancelar uma venda, realize conforme o procedimento da empresa. Na dúvida peça orientações para a supervisão.

 

  • Crediário:
    • Documentos: O crediário deverá aplicar corretamente os procedimentos para liberação de cartão da loja. Muita atenção com os documentos apresentado pelo cliente, certifique que são autênticos;
    • Utilização: A compra com o cartão da loja deve ser realizada pelo titular ou adicional, solicite sempre um documento oficial com foto.
  • Equipamentos de segurança:
    • Alarme de Presença: O alarme de presença deve ser ativado pelo responsável após a saída do último colaborador.
    • CFTV: Importante manter um operador monitorando o sistema de CFTV, como apoio à equipe na área de vendas. Realize o rodízio de operador a cada uma hora;
    • Manutenção Preditiva e Corretiva: Certificar diariamente se os equipamentos de segurança estão em perfeito funcionamento: CFTV (câmeras e DVR), Alarme de Presença e Rádios HT. Em caso de problemas acionar a área responsável pela manutenção.

 

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