Carregando...

A importância do Instrutor na Formação de Vigilantes

  • 13 SET/23
  • ABSEG
  • Site

Teanes Silva
Idealizador do Programa Legado da Segurança,
e-mail: teanes@terra.com.br
Coordenador de Riscos na G4S,
Consultor Associado da CF∑A,
Coordenador de Cursos do Ibragesp
Membro do GESEG-CRA/SP,
Diretor da ABSEG

Luciano Rafael
Coordenador de Ensino - Lótus Centro de Formação de Profissionais em Segurança,
Diretor e Palestrante na Sou Mais Eu Treinamentos,
e-mail: lucianotreinamentos@outlook.com
Palestras in Company,
Instrutor Credenciado DELESP/SP/PF,
Instrutor DAVNARTECH,
Instrutor Assaut,
Diretor do Comitê de Instrutores da ABSEG.

 

O papel do instrutor na formação de vigilantes é de extrema importância, pois ele desempenha um papel crucial na preparação desses profissionais para lidar com situações de segurança complexas e variadas. A instrução vai além da mera transferência de conhecimento, envolvendo a moldagem de atitudes, habilidades e mentalidades que são essenciais para a eficácia e ética da função.

O instrutor é responsável por transmitir não apenas os conhecimentos técnicos, mas também as nuances da responsabilidade associada à segurança. Ele deve enfatizar a importância da integridade, do respeito pelos direitos dos outros e da capacidade de tomar decisões éticas mesmo em situações desafiadoras.

Além disso, o instrutor é um modelador de comportamento. Os vigilantes frequentemente se espelham nos seus instrutores, absorvendo não apenas as habilidades técnicas, mas também a atitude profissional e a postura de liderança. Isso resulta em profissionais melhor preparados para a tomada de decisões assertivas e o enfrentamento de desafios reais.

O conhecimento do instrutor não é apenas teórico, mas também prático, muitas vezes baseado em experiências reais de segurança. Ele pode trazer à tona exemplos reais para enriquecer a formação, dando aos alunos uma compreensão mais profunda das implicações das suas futuras funções.
 
O instrutor também é responsável por manter os alunos envolvidos e motivados. Ele cria um ambiente de aprendizado que encoraja a participação, o debate e a troca de ideias. Essa abordagem ativa não apenas aprofunda o entendimento, mas também estimula a reflexão crítica sobre as complexidades do trabalho de um vigilante.

Além disso, esse instrutor educador tem um papel de extrema importância nas vidas dos seus discentes, pois, é o profissional responsável por encorajar os alunos a conquistarem seus objetivos e promovem a ideia de igualdade e de oportunidade.

Em outras palavras, o instrutor é aquele que vai guiar os alunos através de uma jornada de aprendizado acadêmico e de crescimento pessoal.

Em última análise, a qualidade da formação de vigilantes está intrinsecamente ligada à competência e dedicação dos instrutores. Eles não apenas transferem conhecimento, mas também forjam as bases morais, técnicas e profissionais dos futuros profissionais de segurança. Portanto, o instrutor é um elemento vital na construção de um setor de segurança mais seguro e ético.

Associe-se à ABSEG

A ABSEG é a principal entidade voltada para os interesses e atividades dos profissionais de todos os setores do segmento de segurança privada no Brasil, e seu maior ativo é o conhecimento de seus associados.

associe-se agora!

vídeo institucional

Mais vídeos »