Carregando...

Vêm à tona misteriosos dispositivos de espionagem em Washington

  • 13 ABR/18
  • Site

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA (DHS, na sigla em inglês) confirmou a existência de kits de espionagem na zona de Washington que podem controlar celulares e interceptar ligações telefônicas e mensagens dos usuários.

Trata-se da primeira vez que o governo dos EUA admite o uso de dispositivos de espionagem na capital do país.

O DHS informou sobre os dispositivos em uma carta de resposta ao senador Ron Wyden, que solicitou ao departamento os dados sobre o uso não autorizado deste tipo de equipamento. A agência de notícias AP recebeu acesso à carta enviada pela instituição ao senador.

Na mensagem, o DHS afirmou não ter observado "uma atividade anômala" ligada ao uso destes dispositivos, conhecidos nos EUA como "stingrays" por levarem o nome da empresa que os produz.

"Apesar de haver chances de os kits estarem sendo usados por espiões estrangeiros, o departamento não especificou quem está utilizando os dispositivos. Em sua carta ao senador Wyden, o DHS assinalou que estes dispositivos são "ilegais" nas mãos de "maliciosos" e que "ameaçam a segurança da comunicação, o que resulta em riscos econômicos, de segurança e privacidade".

Os "stingrays" são dispositivos de vigilância de celulares que emitem sinais das torres de telefonia móvel. Do tamanho de uma mala, os kits enviam sinais para "enganar" os telefones móveis e receber informação sobre seu local e identificação. Além de controlar o celular de um suspeito, os dispositivos também coletam informação de celulares de todos que estão por perto.

Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2018040510911965-dispositivos-espionagem-eua-dados-pessoais/

Associe-se à ABSEG

A ABSEG é a principal entidade voltada para os interesses e atividades dos profissionais de todos os setores do segmento de segurança privada no Brasil, e seu maior ativo é o conhecimento de seus associados.

associe-se agora!

vídeo institucional

Mais vídeos »